sábado, 1 de agosto de 2009

Aprendendo com Sandra Munhoz


Julho foi cheio de acontecimentos e estudos, estou bem atrasada com os posts... Mas nunca é tarde, vamos às últimas notícias!

De 14 a 17 fiz um curso com a Sandra Munhoz, palhaça brasileira que mora há 10 anos em Barcelona. O Jon Davidson, da Escola de Clown de Barcelona, sugeriu que eu a conhecesse - e ela foi muy amable de tomar um café comigo pra contar um pouco sobre seu trabalho e a "cena clown" de Barcelona. Rolou uma energia muito boa entre a gente, além de várias coincidências, como o trabalho corporal, as aulas de flamenco e as visitas de clown em hospital.

Ela então me convidou para fazer seu curso, voltado especificamente para formar mais palhaços para o projeto que coordena no Hospital Valdebron, junto com outra brasileira, a Paula. Já faz 4 anos que realizam visitas por lá, e receberam vários convites para expandir para outros hospitais, mas faltam voluntários, palhaços formados.

O curso foi excelente por diversas razões, começando justamente pelo trabalho corporal que ela faz. Uma boa parte do tempo é dedicada a aquecer, alongar, centrar, para só depois entrar no clown mesmo - ou melhor, esse tempo anterior acaba fazendo com que a passagem seja praticamente imediata e natural, de um exercício de corpo já estamos dentro do clown (e ela fez alguns exercícios dos índios Yanomami muuuito legais!).

Outra coisa bacana é que éramos poucos, o que sempre faz com que o trabalho seja mais intenso. E, por coincidência, éramos só mulheres, e pude perceber como o ambiente fica mais suave - nenhum preconceito incluído neste comentário, apenas uma constatação. Assim como não é exatamente um preconceito mas uma preferência por cursos onde as pessoas não são ainda palhaças ou estão aprendendo apenas para agregar algo a seus currículos, pois também gera uma atmosfera com menos pressão, menos competição (quem é o melhor, o mais engraçado? Pois é, o mundo dos palhaços não está livre desse tipo de coisa - eu incluída).

A Sandra está indo para o Brasil passar férias e vai apresentar seu espetáculo em São Paulo, assim que tiver as informações repasso, deve valer à pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário