A Schumacher é uma escola sem o menor pudor de falar em espiritualidade. Eu achava que era, principalmente, por causa de presença de Satish Kumar, indiano, “earth peregrim”, um dos fundadores. Mas não, é porque eles têm a visão da espiritualidade como vital na formação e desenvolvimento de um indivíduo completo = sustentável.
Mas eles vão além, e juntam espiritualidade e ciência com naturalidade, baseando toda sua visão de mundo na noção de GAIA, o ser que integra todos e tudo o que somos. Uma visão “zen-ocidental”.
O prédio principal tem, além da sala de aula, biblioteca , cozinha e refeitórios, uma sala de meditação. Uma vez por semana, Satish faz uma meditação “guiada”, para quem quer aprender (relaxe, sinta a respiração, etc.). Nos outros dias, às 7:15, todos são convidados a participar de uma meditação silenciosa de meia-hora.
A sala de meditação
Uma vez por semana Satish comanda também a cozinha. Fizemos dois jantares indianos incríveis! Difícil foi o cheiro na roupa depois – nem lavando duas vezes saiu...
MAIS SOBRE ISSO
Satish é uma figura agradável, gentil, cheia de energia. A história dele é muito interessante (aos 18 anos ele caminhou da India à Inglaterra conhecendo os líderes das nações que tinham a bomba atômica), leia mais no próprio site da Schumacher -www.schumachercollege.org.uk - ou procure seus livros na Amazon. Ele foi convidado para a conferência do ETHOS deste ano, mas não poderá ir – talvez no ano que vem.
"Chat by the fireside" com Satish
Nenhum comentário:
Postar um comentário