sexta-feira, 27 de março de 2009

Non-linear Mathematics


A Biomimicry depende do uso de “non-linear mathematics”. Um mundo onde 2+ 2 nunca é = 4, onde o nosso modelo mental nunca está confortável, simplesmente porque cresceu e se desenvolveu num mundo linear.

“We will never be sustainable if we don’t give up the straight line!”

Esse é um ramo da matemática pouquíssimo conhecido. Ou do mundo mesmo. Ele diz que a maioria das soluções que copia a natureza – e que, portanto, copiam a idéia de que, na natureza, não há lixo, “there is always full employment”, e “everybody is encharged”, depende da nossa capacidade de transitar no mundo da matemática não linear. O mundo dos vortex (s). O mundo do depende (queridos amigos do Projeto Caleidoscópio, depois do mundo não linear, que tal essa, hein?).

O que é um vórtex? Segundo a piada do Günter, o único vórtex que a gente usa em massa hoje em dia é o sistema das privadas. Uma das dificuldades de incorporar vórtex (s) às tecnologias é que eles são super difíceis de calcular, especialmente porque existem pouquíssimo “matemáticos não lineares”. Essa também é a explicação porque usamos tanto a linha reta: ela é mais fácil de calcular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário