sexta-feira, 27 de março de 2009

OS ALUNOS


No curso havia 17 nacionalidades diferentes, que eu me lembre: Canadá, EUA, Bélgica, Grécia, Holanda, México, Kirjiquistão (como se escreve?), Itália, Nova Zelândia, África do Sul, França, Peru, Colômbia e 5 brasileiros, de uma turma de 34. Como havia também 2 portugueses, pode-se dizer que a segunda língua do curso era o português! Bom sinal!

Boa parte era “MsC”, isto é, alunos de um curso de 1 ano em “Master in Holistic Sciences”. Os demais têm histórias variadíssimas, mas, em geral, trabalham em ONG’s, são consultores em sustentabilidade ou trabalham com treinamento/coaching/desenvolvimento de pessoas.

A maneira como eles estruturam o dia acaba fazendo com que todo mundo se conheça bem , pois você vive a experiência de comunidade. Eles não falam muito disso no site – acho que com medo de que sejam associados a uma coisa meio hippie. Mas não é. Você cuida do seu quarto; trabalha no jardim e colhe os vegetais para comer. Limpa o prédio principal, os banheiros. Todo dia, são 45 minutos de trabalho comunitário, em equipes de 5, divididos pelas tarefas necessárias para que a escola esteja limpa e funcionando. Esse ritual de cuidado transforma tudo, e acaba sendo parte integrante do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário