quinta-feira, 16 de abril de 2009

Biodiversidade

E ainda falta muita coisa pra contar da Schumacher...

Um outro ponto para o qual o Gunter Pauli chamou a atenção foi a questão da biodiversidade. Nossa economia hoje está toda baseada na escassez, em uma noção de poder em que uma espécie se sobrepõe a todas as outras. A Natureza nos ensina o contrário: ela nos obriga a pensar em abundância, em sistemas que promovem o bem-estar de todos.
Nossa espécie está colocando “estresses” sobre o sistema que rompem o ciclo das relações, gerando um colapso geral. Existe urgência em mudar esse padrão? Sim, mas o modelo mental ainda não está preparado para isso.

Ele passou então a descrever a estrutura do sistema atual e como ela impede a mudança. Ele e a Janine Benyus (vídeos dela disponíveis no TED) já fizeram, nos últimos 14 anos, mais de 1000 apresentações sobre Biomimicry e suas aplicações em empresas e grandes corporações. Segundo ele, todos ficam absolutamente encantados. Mas eles não conseguiram levantar um só nome que tenha efetivamente mudado algo a partir desse novo conhecimento.

PACIÊNCIA: “A circular concept of time gives you peace to be patient (while a linear concept gives ou stress and anxiety)”*

* Tanto o Günter Pauli como a Schumacher têm estreita colaboração/inspiração nas idéias do Fritjof Capra, talvez o primeiro a observar que a ciência tem mais relações com as filosofias orientais do que supõe a nossa vã filosofia ocidental...

Um comentário:

  1. Oi Ma e João. Tudo o que eu li no blog sobre a schumacher parece tão familiar e agradável e oportuno, para aquilo que eu estou tentando fazer.
    Quando vo que tudo tinha a ver com o Capra, que eu conheci um pouco antes de começar meu projeto.
    Fiquei com vontade de ir. Quem sabe... bjs.
    Valmir

    ResponderExcluir