Pelo Mundo foi criado para compartilhar com os amigos as histórias e experiências de uma temporada de estudos “pelo mundo”– um sabático de 6 meses que fiz em 2009. E que agora continua com as histórias e experiências do meu trabalho como clown. Enjoy!
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Respeito
Outro ponto legal que a teoria da Espiral Dinâmica (ED) reforça é quanto ao respeito: em geral, quem está em um nível considera os níveis anteriores, no mínimo, “atrasados”. Colocar em prática os conceitos da ED significa, em primeiro lugar, fazer com que as pessoas se sintam confortáveis com quem elas são, com o estágio em que estão, para que elas possam dar o seu melhor.
Mais uma vez ele usou o exemplo dos verdes x laranjas: os verdes (ecologistas, vegetarianos, new age people, etc.) tendem a desmerecer os padrões e valores do laranja, que se recolhe e se coloca numa situação de oposição. É preciso ser o amarelo, para ter a sabedoria de usar o que cada nível é capaz de fazer melhor. E o verde sozinho não consegue fazer nada, o laranja é, inclusive, o nível mais capaz de achar as soluções que o verde precisa.
“Healing people first. Finding their habilities.”
Para não falar da dependência – por exemplo, quando o nível azul está doente, significa que a justiça e o accountability são fracos, o que faz com que o nível seguinte, que é o laranja, também adoeça.
Marcadores:
don beck,
educação para a sustentabilidade,
espiral dinâmica,
schumacher
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário