Pelo Mundo foi criado para compartilhar com os amigos as histórias e experiências de uma temporada de estudos “pelo mundo”– um sabático de 6 meses que fiz em 2009. E que agora continua com as histórias e experiências do meu trabalho como clown. Enjoy!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Educação
Certamente uma pessoa com a visão do Günter Pauli acabaria preocupada com a questão da educação. Por isso ele criou toda uma área de trabalho voltada a ensinar as crianças a 1) estabelecer conexões / desenvolver o pensamento sistêmico e 2) viver seus sonhos.
Ele chegou, inclusive, a desenvolver um método próprio, cujo objetivo é criar um nível de liberdade que possibilite que as crianças descubram suas próprias respostas. Para ele, “se nós ensinarmos apenas o que sabemos, elas apenas se sairão tão mal quanto nós estamos nos saindo...”. Disse que sua inspiração principal é Paulo Freire.
O método consiste em 5 passos, todos acontecendo ao mesmo tempo, portanto nunca linear, sempre fazendo/aprendendo em diferentes níveis ao mesmo tempo. No site dele, www.zeri.org tem uma explicação mais detalhada, aqui vai o resumíssimo:
1) Histórias, fábulas. Ele criou 36 diferentes histórias que, combinadas, tocam 1500 assuntos relativos à ciência e sustentabilidade.
2) Desenvolver a inteligência emocional. De novo, ele reforçou o “EXPOSE, NEVER IMPOSE”;
3) Uso da arte para expressar a ciência. “A way to peace is when we understand each other without words”;
4) Capacidade de estabelecer conexões e de perceber padrões – quando você percebe o padrão (acho que a minha amiga Bia diria “domina a linguagem”) você é capaz de pensar sistemicamente –uma das “inteligências” que precisamos desenvolver;
5) Do It – a inteligência da implementação, de ser capaz de colocar as coisas em prática.
Um pequeno exemplo que ele deu de um dos projetos foi a história de uma classe em que eles queriam trabalhar a questão da ética:
As crianças foram expostas à história – ciência – dos fungos gigantes que ajudam a preservação de uma determinada espécie de árvore (sorry, não anotei detalhadamente): a ética da natureza.
Depois elas foram estimuladas a pensar quem, na comunidade em que viviam, tinha qualidades semelhantes. Quem seriam pessoas com a mesma preocupação ou padrão de ação no mundo dos “seres humanos”. Elas então foram convidadas a conhecer e entrevistar essa pessoa.
O trabalho prosseguiu com outros exemplos da natureza x exemplos de pessoas na vida real, até que no final foi editado um livro com todas essas histórias.
O resultado final foi um fortalecimento do tecido social, das conexões da comunidade e dos relacionamentos entre as gerações.
Ao final desta aula ele indicou seu livro “Dá mucho y recibirás mucho”, em que discute esse tema das virtudes.
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